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quarta-feira, 20 de abril de 2011

Diferentes fluidos utilizados em um Fiat

Você sabe para que servem todos os líquidos utilizados em um Fiat? Saiba mais sobre os fluidos, funções e também dicas de manutenção.

Óleo de motor

O fluido com manutenção mais constante hoje em dia é o óleo do motor, juntamente com seu filtro. O óleo serve para lubrificar as partes móveis internas do motor, tais como virabrequim, eixo comando de válvulas, mancais e bronzinas, hastes das válvulas, tuchos etc. Nos motores que utilizam tuchos hidráulicos, como os novos motores E.torQ, Multijet 2.3 (Ducato) e Powertrain 1.8, cabe ao óleo do motor preenchê-los e proporcionar o acionamento das válvulas do cabeçote com as folgas corretas de funcionamento. Outra função do óleo é resfriar os pistões através de esguichos feitos pela parte inferior dos mesmos e também transferir calor das partes mais aquecidas do bloco e cabeçote.

A codificação SAE indicada nas embalagens classifica sua viscosidade, ou seja, a rapidez de escoamento. A Fiat utiliza, dependendo do veículo, óleos 100% sintéticos SAE 5W30 (Selènia K Pure Energy) e semi-sintéticos SAE15W40 (Selènia Performer ou Selènia Turbo Diesel, este último apenas para Ducato). Devido ao fato dos motores serem projetados para uso com determinado tipo de óleo não é recomendada a sua alteração, nem que se diminua os prazos de troca. A simples redução do prazo de 15.000 ou 7.500 para 5.000 km não significa que o motor não passará a "sofrer" pela utilização de um óleo mais viscoso, principalmente à frio.

Há ainda aditivos que variam de óleo para óleo como anti-corrosivos, anti-espumantes, detergentes, dispersantes, melhoradores de viscosidade, dentre outros. A aplicação de um óleo não recomendado que não possua estes mesmos aditivos pode trazer malefícios ao motor tanto a curto quanto a longo prazo.

A cor do óleo também não é indicativo de qualidade. Corantes são os responsáveis pelas diferenças de tonalidades, não significando que óleos mais claros e transparentes sejam melhores que óleos mais escuros.

A troca deve ser feita sempre na concessionária a cada 7.500 quilômetros ou seis meses, o que ocorrer primeiro, sempre substituindo-se o filtro também, pois muitas impurezas ficam retidas nele.  A cada 500 quilômetros deve ser verificado o nível com o motor frio; estando o óleo entre as marcas de mínimo e máximo o óleo está no nível. Se estiver na metade, por exemplo, não há necessidade de se completar. Um equívoco comum é a crença de que o nível do óleo não pode baixar entre as trocas. O nível normalmente baixa, pois parte do óleo é consumido com o funcionamento do motor. Isso é uma característica normal dos motores modernos, privilegiando a lubrificação das paredes dos cilindros. Diversos fatores com modo de condução, tipo de tráfego, temperatura de funcionamento etc. podem alterar o consumo do óleo.

Aditivo de sistema de arrefecimento

A Fiat utiliza o Paraflu UP como aditivo para o sistema de arrefecimento dos seus veículos, variando a proporção de fluido na água de 30% a 50%, dependendo do modelo. Este aditivo de cor alaranjada serve para evitar corrosão nas partes metálicas (benefício mais percebido), alterando também o ponto de congelamento e ebulição da água. Também ajuda a lubrificar o eixo da bomba d'água e válvula termostática. Um dos inconvenientes mais verificados quando se deixa de utilizar o Paraflu é a corrosão nos tampões do bloco do motor com consequentes vazamentos.

Sua substituição deve ser feita a cada 24 meses ou então quando for constatada sua necessidade, através da verificação com um densímetro. Não é recomendada a verificação e nem abertura da tampa do radiador ou reservatório de expansão com o motor quente. Além do nível à quente não estar na marca correta há o grave perigo de queimaduras nas mãos.

Fluido de freio

O óleo de freio é um dos itens mais esquecidos na manutenção de um veículo, mesmo sendo um dos mais vitais para a segurança do motorista e ocupantes. O Tutela TOP 4/S é um fluido de viscosidade bem baixa, de cor clara, que transmite a pressão aplicada pelo pedal do freio aos cilindros e pinças de freio. É usado o mesmo óleo para veículos com ou sem sistema ABS. Sua composição previne a corrosão dos componentes e não afeta as guarnições de borracha utilizadas no sistema de freios. Seu ponto de ebulição é alto, algo essencial sabendo-se que os freios podem esquentar muito quando utilizados em descidas de serras, por exemplo.

Um dos cuidados essenciais ao se trabalhar com o óleo de freio é não deixar que nenhuma gota caia na pintura, pois ele reage com a pintura, corroendo-a. A substituição deste fluido deve ser feita a cada 45.000 km ou 24 meses. Como ele é higroscópico (absorve a umidade do ar) a troca é necessária aos dois anos mesmo em carros com baixa quilometragem. Atenção também deve ser dada ao completar o nível. Não deve ser misturado outro tipo ou marca de fluido diferente do que está no reservatório. A mistura às vezes se transforma em um gel, podendo ocasionar a falta completa de funcionamento dos freios.

Óleo de caixa de câmbio

O óleo da caixa de câmbio é um óleo que possui, além de alguns aditivos utilizados no óleo do motor, aditivos para extrema pressão. Deve ser um óleo que não cause espuma, mantenha as engrenagens e rolamentos limpos, transfira bem o calor e também permita que as limalhas depositem-se nos imãs do interior da caixa de câmbio. A substituição deste óleo, em geral, deve ser feita aos 120.000 km. Há diversos tipos de óleo, devendo ser verificado no manual do veículo qual o óleo correto a ser adotado:

  • Tutela Geartech (Punto e Linea Tjet, linha Adventure exceto Strada, Strada Locker e veículos com câmbio Dualogic)
  • Tutela GI/2 (Marea Automático)
  • Tutela CAR ZC 75 Synth (Linha Marea exceto automático e Stilo exceto 1.8 Sporting 16v)
  • Tutela OTD 7/8 (Ducato)
  • Tutela CAR EPYX (Demais modelos)

A verificação do nível é feita nas concessionárias, quando determinado na revisão programada. Quanto ao fluido utilizado no acionamento do sistema Dualogic®, não existe prescrição de troca.


Fluido de direção hidráulica

No sistema de direção hidráulica é utilizado o Óleo Tutela GI/A, de cor avermelhada. Não é prescrita troca por prazo, devendo ser verificada a necessidade de substituição durante as revisões programadas. Recomenda-se verificar o nível a cada 500 km.

Com estes simples cuidados você tem a certeza de ter seu Fiat sempre em dia, podendo desfrutar de todo seu conforto com segurança. Agende suas manutenções na Espaço Fiat em Rio do Sul através do telefone (47) 3531 2525, em Taió através do (47) 3562 1100, Ituporanga (47) 3533 1100 e Ibirama pelo (47) 3557 5100.

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