Imagine a cena: você chega no posto e o frentista pergunta se você quer checar o nível de óleo do motor. Você permite e logo vem a surpresa - ele diz que o óleo está muito baixo e precisa ser completado. Quantas vezes você já viu isso ocorrer? Vamos conhecer um pouco sobre o nível do óleo do motor.
O óleo fica armazenado dentro do cárter do motor. Parte dele fica dentro do filtro e também no cabeçote. A quantidade varia entre 3 e 5 litros, em média. Para sabermos se a quantidade está dentro da especificada, há uma vareta que vai parcialmente imersa no óleo, contendo marcações do nível mínimo e máximo. A medição deve ser feita após se deixar o motor parado por alguns minutos, ou então logo pela manhã, com o motor frio, antes de dar a primeira partida. Importante lembrar que o veículo deve estar em local plano.
A vareta deve ser limpa, inserida na sede e removida novamente. Então deve-se visualizar onde está a marca do nível do óleo. Deverá estar entre as marcas mínimo e máximo. Não é bom que esteja nem no máximo nem no mínimo.
Nos motores de hoje o consumo de óleo é imprescindível para um bom funcionamento das partes móveis. Tanto que nos manuais há uma indicação do máximo que o motor pode consumir de óleo a cada 1.000 quilômetros, sem estar fora da normalidade. Ou seja, pode ser que haja necessidade de se completar o nível do óleo dentro do período de troca.
Fique atento e verifique o nível toda semana, completando-o se o óleo estiver na marca mínima da vareta. Se o nível estiver entre as marcas, não há necessidade de se completar. E lembre-se de sempre utilizar o óleo recomendado pela Fiat, não misturando marcas ou tipos diferentes de óleo. Faça isso e tenha a certeza de que terá um motor durável ao comando do seu pé.
quinta-feira, 4 de agosto de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário