Inscreva-se:

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Contran proíbe instalação de faróis Xenon não originais de fábrica

Foi publicada no Diário Oficial da União do dia 07 de junho a decisão do Contran - Conselho Nacional de Trânsito - de proibir a instalação de faróis a gás Xenon. A exceção fica permitida para os veículos que já saem de fábrica com o item. Aos que não seguirem a lei está prescrita multa de R$ 127,69 e 5 pontos a menos na carteira de motorista.
Os veículos que já tiveram a instalação autorizada pelo Departamento de Trânsito do estado não precisarão desinstalar o dispositivo. Porém novas instalações não serão mais permitidas.
Além da má instalação atrapalhar muito a visão de quem circula em sentido contrário, afetando a segurança no trânsito, outros efeitos podem ser falhas no sistema eletro-eletrônico do veículo, podendo ocasionar a queima de centrais - cuja substituição não é coberta em garantia nestes casos.

 
Um dos mais recentes lançamentos da Fiat, o Bravo, possui faróis Xenon como opcional para a versão T-jet. O sistema funciona perfeitamente pois o veículo já foi projetado para este fim. Até mesmo a suspensão possui sensores para a perfeita regulagem do farol, evitando o ofuscamento dos outros motoristas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário