Esta iniciativa inédita, o Palio Weekend Elétrico percorrerá mais de 25 mil km através das três Américas, cruzando 15 países em 120 dias.
O projeto “Zero Emissão”largará de Los Angeles, na Califórnia, no próximo sábado, dia 9 de abril. A equipe é composta por quatro profissionais brasileiros das áreas de fotografia, jornalismo e cinematografia. O principal objetivo do grupo é estabelecer o recorde para o percurso de 25 mil quilômetros, através das três Américas, com o Fiat Palio Weekend Elétrico, produzido pela Fiat em parceria com a Itaipu: um carro brasileiro de passeio 100% elétrico. Além do recorde, o time brasileiro também produzirá um documentário do projeto, que incluirá um apanhado cultural e geográfico dos povos encontrados pelo percurso, aferindo também as condições da rota Panamericana – a rodovia que interliga as Américas do Norte, Central e a do Sul.
Mais detalhes do projeto podem ser encontrados em www.zero-emission.com.br.
Utilizar um veículo 100% elétrico foi ideia do jornalista Paulo Rollo, diretor do projeto, que convidou a Fiat e Itaipu para serem suas parceiras. No percurso pelos 15 países o Fiat Palio Weekend Elétrico enfrentará uma enorme diversidade geográfica e climática. A mais desafiadora será, certamente, a variedade de pisos sobre os quais terá que rodar: de asfalto perfeito a pavimentos extremamente precários, passando por terra, cascalho e até sobre gelo e neve. Simultaneamente, terá que encarar altitudes desde o nível do mar até os 5.000 metros, na Cordilheira dos Andes. A variação de temperatura será de impressionantes 60º C: desde os 15ºC negativos da Patagônia até os 45ºC da zona equatorial.
Em nome da maior autonomia, o Palio Weekend Elétrico foi desprovido de tudo o que consome energia não vital para o seu funcionamento. “Não teremos ar-condicionado, direção hidráulica, som ou vidros elétricos. Estamos em um projeto que tem um objetivo importante, que é provar a capacidade desta tecnologia, que pode ser tão importante para todos nós em um futuro muito próximo. Então, temos que fazer pequenos sacrifícios em nome de atingir este objetivo”, diz o jornalista que chefia o projeto.
Recarregando as baterias
Itaipu e Fiat buscaram uma solução alinhada com a sustentabilidade. Para o Palio elétrico, empregaram a suíça Zebra – sigla de zero emission battery research activity, ou algo como pesquisa da bateria de emissão zero. Utilizando íons de sal, ela é 100% reciclável e mais “verde” do que as de lítio. Atualmente, todos os veículos elétricos ainda enfrentam um problema comum, que é o tempo de recarga das baterias. No caso da bateria do Palio Weekend Elétrico, totalmente reciclável, o equipamento demanda 8 horas para uma recarga completa e a autonomia é de pouco mais de 100 km.
Os países incluídos no percurso serão os EUA, México, Guatemala, El Salvador, Honduras, Nicarágua, Costa Rica, Panamá, Colômbia, Equador, Peru, Chile, Argentina, Paraguai e Brasil.
Para que a expedição pudesse, de fato, ostentar o nome “Zero Emissão”, a WayCarbon se uniu ao projeto. Consultora do segmento ambiental, sua meta é montar um minucioso inventário de todo o impacto climático que a viagem gerará, neutralizando todas as emissões de GEE (gases de efeito estufa) através do plantio de árvores.
A Plascar, outra parceira da expedição, forneceu para o Palio Weekend Elétrico parachoques dianteiro e traseiro desenvolvidos e produzidos com materiais 100% recicláveis, com incorporação de até 20% de fibras naturais obtidas junto a cooperativas de trabalhadores rurais, que substituem a aplicação de materiais de origem petroquímica (fontes não-renováveis).
Acompanhe esta viagem no blog da expedição
Fiat Palio Weekend Elétrico
Ficha Técnica
Motor: Elétrico Asíncrono Trifase
Potência Nominal: 15 Kw (20 cv)
Potência Máxima: 28 kw (37,8 cv)
Torque Nominal: 50 Nm (5,1 kgfm)
Torque Máximo: 124 Nm (12,6 kgfm)
Combustível: Energia elétrica
Bateria: Sódio-Níquel-Cloro
Tensão: 253 V
Energia: 19,2 Kwh
Tempo de recarga: 8 horas
Câmbio - Número de marchas: Drive, neutro e ré
Tração: Dianteira
Freios - De serviço: Hidráulico com comando a pedal
Dianteiro: A disco (Ø de 257 mm) com pinça flutuante
Traseiro: A tambor (Ø de 228 mm) com sapata autocentrante e regulagem automática de jogo
Suspensão Dianteira: MacPherson com rodas independentes, braços oscilantes inferiores transversais, com barra estabilizadora
Amortecedores: Hidráulicos, telescópicos de duplo efeito
Elemento elástico: Molas helicoidais
Suspensão Traseira: Com rodas independentes, braços inferiores longitudinais e barra estabilizadora
Amortecedores: Hidráulicos, telescópicos de duplo efeito
Elemento elástico: Molas helicoidais
Pneus: Pirelli P1
Peso - em ordem de marcha: 1380 kg
Carga útil (com condutor): 310 kg
Comprimento do veículo: 4.237 mm
Largura do veículo: 1.639 mm
Altura do veículo (vazio): 1.504 mm
Distância entre-eixos: 2.437 mm
Bitola dianteira: 1.418 mm
Bitola traseira: 1.420 mm
Velocidade Máxima: 100 km/h
0 a 60 km/h: 9 s
Autonomia média - Circuito misto urbano/rodoviário: 120 km
Fonte: FiatPress
Mais detalhes do projeto podem ser encontrados em www.zero-emission.com.br.
Utilizar um veículo 100% elétrico foi ideia do jornalista Paulo Rollo, diretor do projeto, que convidou a Fiat e Itaipu para serem suas parceiras. No percurso pelos 15 países o Fiat Palio Weekend Elétrico enfrentará uma enorme diversidade geográfica e climática. A mais desafiadora será, certamente, a variedade de pisos sobre os quais terá que rodar: de asfalto perfeito a pavimentos extremamente precários, passando por terra, cascalho e até sobre gelo e neve. Simultaneamente, terá que encarar altitudes desde o nível do mar até os 5.000 metros, na Cordilheira dos Andes. A variação de temperatura será de impressionantes 60º C: desde os 15ºC negativos da Patagônia até os 45ºC da zona equatorial.
Em nome da maior autonomia, o Palio Weekend Elétrico foi desprovido de tudo o que consome energia não vital para o seu funcionamento. “Não teremos ar-condicionado, direção hidráulica, som ou vidros elétricos. Estamos em um projeto que tem um objetivo importante, que é provar a capacidade desta tecnologia, que pode ser tão importante para todos nós em um futuro muito próximo. Então, temos que fazer pequenos sacrifícios em nome de atingir este objetivo”, diz o jornalista que chefia o projeto.
Recarregando as baterias
Itaipu e Fiat buscaram uma solução alinhada com a sustentabilidade. Para o Palio elétrico, empregaram a suíça Zebra – sigla de zero emission battery research activity, ou algo como pesquisa da bateria de emissão zero. Utilizando íons de sal, ela é 100% reciclável e mais “verde” do que as de lítio. Atualmente, todos os veículos elétricos ainda enfrentam um problema comum, que é o tempo de recarga das baterias. No caso da bateria do Palio Weekend Elétrico, totalmente reciclável, o equipamento demanda 8 horas para uma recarga completa e a autonomia é de pouco mais de 100 km.
Os países incluídos no percurso serão os EUA, México, Guatemala, El Salvador, Honduras, Nicarágua, Costa Rica, Panamá, Colômbia, Equador, Peru, Chile, Argentina, Paraguai e Brasil.
Para que a expedição pudesse, de fato, ostentar o nome “Zero Emissão”, a WayCarbon se uniu ao projeto. Consultora do segmento ambiental, sua meta é montar um minucioso inventário de todo o impacto climático que a viagem gerará, neutralizando todas as emissões de GEE (gases de efeito estufa) através do plantio de árvores.
A Plascar, outra parceira da expedição, forneceu para o Palio Weekend Elétrico parachoques dianteiro e traseiro desenvolvidos e produzidos com materiais 100% recicláveis, com incorporação de até 20% de fibras naturais obtidas junto a cooperativas de trabalhadores rurais, que substituem a aplicação de materiais de origem petroquímica (fontes não-renováveis).
Acompanhe esta viagem no blog da expedição
Fiat Palio Weekend Elétrico
Ficha Técnica
Motor: Elétrico Asíncrono Trifase
Potência Nominal: 15 Kw (20 cv)
Potência Máxima: 28 kw (37,8 cv)
Torque Nominal: 50 Nm (5,1 kgfm)
Torque Máximo: 124 Nm (12,6 kgfm)
Combustível: Energia elétrica
Bateria: Sódio-Níquel-Cloro
Tensão: 253 V
Energia: 19,2 Kwh
Tempo de recarga: 8 horas
Câmbio - Número de marchas: Drive, neutro e ré
Tração: Dianteira
Freios - De serviço: Hidráulico com comando a pedal
Dianteiro: A disco (Ø de 257 mm) com pinça flutuante
Traseiro: A tambor (Ø de 228 mm) com sapata autocentrante e regulagem automática de jogo
Suspensão Dianteira: MacPherson com rodas independentes, braços oscilantes inferiores transversais, com barra estabilizadora
Amortecedores: Hidráulicos, telescópicos de duplo efeito
Elemento elástico: Molas helicoidais
Suspensão Traseira: Com rodas independentes, braços inferiores longitudinais e barra estabilizadora
Amortecedores: Hidráulicos, telescópicos de duplo efeito
Elemento elástico: Molas helicoidais
Pneus: Pirelli P1
Peso - em ordem de marcha: 1380 kg
Carga útil (com condutor): 310 kg
Comprimento do veículo: 4.237 mm
Largura do veículo: 1.639 mm
Altura do veículo (vazio): 1.504 mm
Distância entre-eixos: 2.437 mm
Bitola dianteira: 1.418 mm
Bitola traseira: 1.420 mm
Velocidade Máxima: 100 km/h
0 a 60 km/h: 9 s
Autonomia média - Circuito misto urbano/rodoviário: 120 km
Fonte: FiatPress
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