Inscreva-se:

quinta-feira, 24 de março de 2011

Ainda vale a pena usar o etanol?

Estes dias temos visto o quanto se discute a viabilidade do uso do etanol nos veículos, tendo em vista o aumento no preço do litro em relação à gasolina. Uma constante nas discussões é sempre o custo que se tem ao rodar com o carro abastecido à álcool. É sabido que um veículo com motor flex abastecido com gasolina roda muito mais por litro do que se estiver com etanol no tanque. Com os valores estabilizados quase no mesmo patamar, realmente se torna mais oneroso andar com o carro abastecido com álcool do que com gasolina, sobretudo se o percurso predominante for urbano ou pequenos trajetos.

Porém não se tem comentado acerca do benefício que o uso do etanol traz ao meio ambiente.

O uso deste combustível reduz as emissões de gases do efeito estufa em cerca de 90%. Estes gases são os principais responsáveis pelo aquecimento global. O etanol não contém benzeno, presente na gasolina, prejudicial à saúde e à natureza. As plantações de cana absorvem gases e geram oxigênio, essencial para a vida no planeta. Pelo contrário, a gasolina é um combustível fóssil, de fontes limitadas. Você já parou para pensar nisso?

Além do benefício para o meio ambiente, o motor fica mais limpo por dentro ao se utilizar o álcool. A queima é mais completa, não deixando carvão se acumular na cabeção dos pistões e válvulas. O óleo do motor permanece por mais tempo com suas características originais. Ainda por cima, o veículo tem mais potência na hora que se precisa.

Na próxima vez em que for abastecer seu veículo, pense no meio ambiente. Use etanol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário