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segunda-feira, 21 de março de 2011

[Conheça a Fiat] Você conhece os laboratórios da Fiat no Polo brasileiro de Desenvolvimento?

Desde 2003 a Fiat passou a contar com o reforço do Polo de Desenvolvimento Giovanni Agnelli para o desenvolvimento integral de novos veículos. Construído com o investimento de R$ 400.000, nele trabalham cerca de 800 engenheiros e técnicos. Desde então, vem recebendo mais recursos para melhorias e ampliações.

“Os investimentos da Fiat na pesquisa e no desenvolvimento de produtos mostram que a Fiat está com o pensamento voltado para o futuro, para garantir uma participação perene no mercado, com produtos desenvolvidos com a mais moderna tecnologia”, afirma o presidente da Fiat na América Latina, Cledorvino Belini.

O Polo de Desenvolvimento brasileiro é o mais completo fora da matriz, na Itália. Tem seu nome em homenagem ao maior responsável pela presença da Fiat no Brasil, Giovanni Agnelli, falecido em 2003. A estrutura do Polo contempla todas as áreas específicas do desenvolvimento do automóvel: o Centro Estilo, as Engenharias de Projeto (Eletroeletrônica, Carroceria e Chassi), e a Engenharia Experimental (que engloba as áreas de Experimentação, Protótipos e de Engenharia de Materiais).

Os principais laboratórios da área de engenharia experimental são:

• Laboratório de Compatibilidade eletromagnética – É o único deste porte dentro de uma montadora no País. Tem a função de certificar a imunidade dos sistemas eletroeletrônicos dos veículos. São analisadas as interferências causadas por irradiações produzidas por telefones celulares, televisão via satélite e outros tipos de influências eletromagnéticas.

• Laboratório de Eletroacústica – Cuida de todos o sistema de som de alta fidelidade do automóvel e testados todos os componentes audiocar: rádio, alto-falantes e tweeters.

• Fotometria – Também único no Brasil, o laboratório desenvolve conjuntos ópticos de faróis e lanternas de acordo com parâmetros científicos de luminosidade, coloração e direção.

• Rede CAN – Nesse laboratório são validados todos os softwares, responsáveis pela comunicação entre as centrais eletroeletrônicas, embarcados no automóvel. Os testes são realizados para garantir o funcionamento dos programas e também simular condições extremas e indesejáveis que causam falhas nesses softwares, a fim de que as soluções já sejam apresentadas e resolvidas nessa etapa do processo de desenvolvimento.

• Simulador de Estradas: reproduz as situações mais extremas encontradas no dia-a-dia, repetindo-as nas mais severas e diversas condições climáticas, para a realização de provas de durabilidade de carroceria e de confiabilidade de componentes.

• Banco de Torção de Carroceria: Através de torção estática do veículo, analisa a resistência física da carroceria. Dessa forma, certifica a confiabilidade do projeto e garante segurança para condutor e passageiros.

• Simulador Quadriaxial: Sistema de simulação de estradas que permite a aplicação simultânea de esforços nas direções longitudinal, vertical, lateral e momento atuante nas rodas. Seu objetivo é avaliação quanto a fadiga e caracterização dos componentes de suspensão do veículo e suas fixações na carroceria.


• Câmara climática com dinamômetro de rolo – projetado para análise de temperatura com possibilidades de variação de 30 graus negativos a 50 graus positivos e velocidade de até 200 km/h.


• Laboratório de NVH (NOISE, VIBRATION AND HARSHNESS) (acústica e vibração) - São quatro (sendo uma em construção)  câmaras que deixarão os testes de avaliação e desenvolvimento de veículos com maior qualidade e melhores resultados no âmbito de conforto para os ocupantes.

• Câmara com dinamômetro de rolo. É utilizada para provas de ruído interno e vibração de componentes e sistemas do veículo. Simula as condições do veículo em aceleração e desaceleração.

• Câmara com simulador de estradas capaz de simular o mais variado tipo de terreno.  Também é usada para percepção de ruído de componentes e sistemas, como revestimento de portas, cintos de segurança e painel (Prevista construção).

• Câmara Shaker específica e dotada de um shaker que excita sistemas veiculares, tais como retrovisores, mapeando as vibrações através de laser mirado no objeto de análise. É dotada também de analisadores acústicos para análise em materiais fonoabsorventes utilizados nos veículos.

• Câmara psicoacústica projetada para reproduzir e analisar provas de ruído interno. Além disso é utilizada para avaliação tipo júri em um grupo maior de pessoas. O sistema psicoacústico utilizado permite gravar e reproduzir o som da forma como o ouvido humano escuta.


Fique ligado. Em breve, mais curiosidades sobre como são produzidos os veículos Fiat.


Fonte: www.fiatpress.com.br

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